domingo, 22 de maio de 2016

CAFÉ UTAM E BELAS ARTES PROMOVEM CONCURSO DE DESIGN


CAFÉ UTAM E BELAS ARTES PROMOVEM CONCURSO DE DESIGN
Alunos da instituição desenvolveram artes personalizadas para a máquina de café espresso Utam Uno e uma exposição com os melhores trabalhos acontece na unidade 3 da Belas Artes até o dia 24 de maio

Ribeirão Preto (SP), 18 de maio de 2016 – Inovação, arte, praticidade, modernidade, sabor e textura. Esses são alguns dos elementos que compõem o conceito da linha de cafés em cápsula Utam Uno. Baseada nesta tendência do mercado de café, o Grupo Utam criou, em parceria com a agência Projeto Integrado, o Concurso Pura Arte, voltado para os alunos matriculados em qualquer curso do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Os alunos interessados em participar do concurso tiveram de inscrever suas propostas de artes para a personalização de uma máquina de café espresso Utam Uno, inspirados pelo tema “Café Espresso e São Paulo: uma relação urbana”. Os 15 melhores foram selecionados para integrar uma Mostra, que pode ser conferida na unidade 3 da instituição, entre os dias 12 e 24 de maio, das 8h às 21h.

Entre as artes finalistas há olhares e propostas inusitadas. Quem visitar a mostra vai se deparar com uma forma bastante diversificada para tratar do tema escolhido, desde o contraste do orgânico do café ao urbano, o reflexo das luzes noturnas da capital, bem como ícones que simbolizam o café espresso - o elemento xícara, retratos da cultura, movimentos artísticos, flashes da modernidade e da história. Entre os destaques há o contraponto entre o rural e o urbano - relatando o processo de plantio à industrialização do café - criações ousadas com a personificação do grão, recursos dos traços cubistas, entre outros.

No último dia da exposição (24), Dia Nacional do Café, serão revelados os três melhores projetos em um evento de encerramento, que vai acontecer no Espaço

Multiuso da Belas Artes - dois escolhidos por um júri previamente estabelecido e um selecionado por meio de voto popular, em enquete já disponível na página do evento, no Facebook da Utam Uno. Portanto, quem acessar as redes sociais da marca poderá acompanhar o andamento do concurso, com informações sobre todos os classificados. 

Cada um dos três vencedores será premiado com uma máquina de café espresso Utam Uno – todas personalizadas com as próprias criações, além de cartuchos de café em cápsulas.Todos os demais participantes receberão certificados de participação do Centro Universitário.

O propósito da Utam com o concurso Pura Arte foi aliar-se a uma instituição de ensino superior para fomentar criações artísticas e promover cultura no ambiente universitário, aproximando os estudantes ao universo do café, da sua história e das tendências do mercado atual. “O intuito foi estimular a criatividade dos alunos, unindo dois universos que têm muito em comum: o café e a arte”, conta a diretora da Utam, Ana Carolina Soares de Carvalho.

Todo o projeto foi coordenado pelo professor Elcio Sartori, com apoio do Studio Grid da Belas Artes, laboratório de atividades extracurriculares dos cursos de Design, onde alunos e professores desenvolvem ideias para a concretização de grandes projetos.

Com 90 anos, a Belas Artes é referência nas áreas de economia criativa e é considerada a escola ideal para jovens que valorizam a criatividade, a liberdade de expressão e buscam conhecimento com aplicação prática. Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, pela qualificação dos professores e pela infraestrutura completa oferecida.

Confira lista oficial de divulgação e descritivos dos finalistas podem ser conferidos na página :http://www.utamuno.com.br/pura-arte

Café e Arte
O Concurso Pura Arte complementa diversas outras ações que a Utam já havia feito em outras ocasiões, unindo a arte e as máquinas de cafés em cápsulas. A relação com a arte  e cultura faz parte do conceito que originou toda a linha Utam Uno”, explica a diretora Ana Carolina Soares de Carvalho.

A empresa iniciou essa proposta com as criações personalizadas em máquinas com os artistas João Nacaratto e CH Faria. No ano passado, artistas de renome nos cenários nacional e internacional expressaram sua produção retratando questões sociais, culturais, comportamentos, abstrações e realidades do mundo atual e trocaram telas, quadros e muros por uma nova plataforma de criação: máquinas de café para cápsulas da Linha Utam Uno, o que resultou na mostra arteInspire-se, Expresse-se, Compartilhe em prol do GRAACC/SP (Grupo de Apoio ao Adolescente e a Criança com Câncer).

Serviço 1
O que: Mostra de arte - Concurso Pura Arte
Quando: 12 a 15 de maio/2016
Horário de visitação: 8h às 21h
Local – Centro Universitário  Belas Artes | Unidade 3
Endereço: Rua José Antônio Coelho, 879 - Vila Mariana/ SP

Serviço 2
O que: Revelação Concurso Pura Arte | Dia Nacional do Café
Quando: 24 de maio/2016 – Dia Nacional do Café
Horário: 20h às 21h
Local – Centro Universitário Belas Artes | Unidade 3 | COBERTURA
Endereço: Rua José Antônio Coelho, 879 - Vila Mariana/ SP

Mais informações para Imprensa

Concurso Pura Arte  
Confira depoimentos dos participantes e suas defesas de arte do processo criativo.
Obs. Todos selecionados são estudantes do Centro Universitário Belas Artes.

Ana Saritha M Moreira
Curso: Design Gráfico | 7º  Semestre

“Se eu tivesse que definir a cidade de São Paulo em uma palavra ela seria “contraste”. Podemos encontrá-lo na geografia, com relevos e planícies; no clima, que vai do frio de inverno ao calor de verão em um dia; e nas pessoas, que são de diversas culturas, costumes e estilos.
Há muitas coisas diferentes em toda a cidade, mas uma coisa é certa: São Paulo não para. É nesse ponto que entra o contraste da pausa de tomar o café e depois voltar para o ritmo acelerado da Pauliceia. A minha arte mostra esse contraste entre o “orgânico” do café, que é representado de forma mais pura pela sua planta  e o “urbano” - todos os elementos que encontramos em São Paulo”.


Analizio Valter Ribeiro Pinto
Curso: Design de Produto | 6º  Semestre

“Para criar a arte do Concurso Pura Arte busquei inspiração nas luzes noturnas da cidade. A luz de LED já é empregada para iluminar e ressaltar a beleza de nossa cidade, ligando o antigo com o moderno. Acredito que isso deve ser valorizado e visualizado tanto nos dias e noites quanto aliado à nossa bandeira paulistana”.

Barbara Freitas
Curso: Design de Moda | 8º Semestre

“Dois símbolos da cidade de São Paulo serviram como inspiração para a arte do Concurso Pura Arte. Primeiro o café espresso, que é quase instantaneamente associado à cidade pelos fatores históricos, como impulsionador econômico e político em seus primórdios, mas também representado dentro de uma xícara, adotado como elemento essencial para promover o dia a dia agitado do paulistano. Em segundo lugar, a ideia de skyline, em busca de uma maneira gráfica para representar seus edifícios, que compõem esse cenário urbano de maneira tão marcante e característica.Uma composição feita da concepção de uma paulistana que se reconhece em sua cidade e nesses elementos”.


Caio César Azevedo Cardanha
Curso: Design Gráfico | 5º  Semestre

“A arte foi elaborada com influência dos traços do movimento cubista, que estava no auge na década de 1920, pouco antes do período da crise no setor cafeeiro. A estética adotada ressalta uma cidade construída com as cores do café. Tratava-se do produto carro chefe na economia do estado na época. São Paulo se tornou o que é hoje graças à exportação de café. Os trabalhadores e produtores de terra consolidaram uma base econômica e cultural da região. Em cada canto da cidade há um pouco da história do café. Portanto, nada mais justo do que mostrar essa ligação para os apreciadores da bebida mais paulistana de todas”.

Cleber de Oliveira Reis
Curso: Design Gráfico | 5º  Semestre

“Com a arte "Café Paulista", procurei abordar a temática do café com o clima urbano de São Paulo. A xícara na imagem ao seu centro mostra a Avenida Paulista, pois é um dos lugares mais movimentados de São Paulo e onde a maioria dos negócios são formados, por assim dizer. É onde grande parte de escritórios, entre outros grupos, estão localizados. E  onde há trabalho, há café. Além disso, representa todos os bares ou cafés que existem nessa região. Em seu fundo, procurei colocar a imagem dos grãos de café, relacionando o café espresso e o café de grãos, mostrando que o café de qualquer maneira é maravilhoso”.

Gabriela Dal Moro Pires
Curso: Design Gráfico | 6º Semestre

“Do Pará para São Paulo. A cidade que não para. Das plantações rurais para vida urbana, mudaram assim as mudas do café. Tais como no desenho, estão agora por todo canto. A urbanização que migrou o café mudou São Paulo. A grande metrópole acelerada, dos paradoxos e contradições. Das obras estáticas, pontos turísticos de arte -onde tudo é possível no tempo mínimo de um café espresso. Forte, fraco, quente ou gelado. Assim é São Paulo que te convida a mergulhar como numa xícara de café”.

Giselle Sena Prado
Curso: Design Gráfico | 5º  Semestre

“São Paulo, cidade que não para. Metrópole rica, intelectual, bela, democrática, cultural, séria, extrovertida, agitada e profissional. Minuciosamente desenhada por multinacionalidades, culturas, cores, crenças, movimentos artísticos e ideais variados.
A minha arte visa expressar a capital paulista mesclando harmoniosamente modernidade e história, arte e cultura (costumes) através de uma “história em quadrinhos” objetiva, extrovertida, moderna e atrativa com cores vivas e expressivas presentes nos muros da grande cidade, materiais gráficos e na história da arte (no movimento artístico pop art) relacionando com a cultura do paulistano que saboreia todos os dias um bom café em meio à agitação”.

Isabela de Brito Vieira
Curso: Desenho de Animação | 1º Semestre

“Para desenvolver a arte para o Concurso Pura Arte realizei algumas pesquisas e descobri que o café fez história. Imagens foram dançando em minha mente ao relembrar o quanto o café foi importante para o crescimento da economia do Brasil. Através do cultivo desse grão, que já era conhecido no exterior, São Paulo pôde crescer.
Em um dos lados da arte, os personagens são aqueles que, além de apreciadores, acompanharam toda essa empreitada. Já no outro, o foco foi o alastramento do café por São Paulo, criando uma relação estreita, presente no dia a dia das pessoas. Por esse motivo,  há pessoas com cabeças de grãos de café, representando a necessidade de mais energia e disposição, pois São Paulo não para”.

Julio César Mota Petrucci
Curso: Publicidade e Propaganda | 5º Semestre

“Após uma breve pesquisa, conclui que o atributo principal do café não se trata apenas do conforto e status, e sim da emoção, sensação, sabor em cada gole, hora é quente e intenso, hora suave e relaxante. Além disso creio que a essência do café para o paulistano está no seu dia a dia. Somado a isso lembrei ainda a paixão do paulistano pelo cinema, pelo diferente e inovador.
Baseado nisso optei sair do lugar comum e desenvolver uma ilustração que transmitisse algo que não fosse “estático”, “confortável" e previsível. Busquei algo que parece estar na iminência de acontecer e que cada vez que a pessoa fizesse o café fosse como a própria ação da imagem se desenrolando”.

Keisy Kirata da Silva
Curso: Desenho de Animação | 3º Semestre

“A cultura do café exigia grandes espaços de terras e mão de obra (escrava). Neste sentido, uma das ilustrações transmite a ideia do aumento da produção de café que estava ligado ao crescimento da entrada de escravos no país. O café se disseminou pelo sudeste e sul do país, gerando enorme riqueza e recriando hábitos e costumes. Assim como representado na outra ilustração. O café transformou a economia e os hábitos brasileiros, das riquezas geradas ao cafezinho servido às visitas para dar sabor às conversas, das transformações na vida urbana ao cotidiano no campo. Além disso, o café passou a ser essencial para muitas pessoas, dando sabor, vida e aconchego a todas as etnias e culturas”.

Larissa Anunciação Chaves
Curso: Design Gráfico – 5º Semestre

“Identidade, Relação e Cotidiano, estes foram os conceitos para o desenvolvimento da minha arte.
A arte representa a relação do café com a cidade de São Paulo, que é representada pela imagem da cidade dentro da xícara de café. O café espresso se tornou símbolo da capital que “não para”, já que está presente no dia a dia dos mais jovens até os mais velhos, nas casas, bares, restaurantes, escritórios, a qualquer hora do dia e com as mais diversas companhias”.

Natalia Monstavicius
Curso: Design Gráfico | 5º Semestre

“Para desenvolver a ilustração foram usados três conceitos principais, sendo eles:
desenvolvimento, São Paulo e Café. O desenvolvimento, ou melhor, crescimento da economia na cidade, está representado pelas linhas de força na horizontal em perspectiva e na vertical. O segundo conceito é São Paulo, que está representado pelas cores de sua bandeira em vários elementos da arte. Já o café está representado de duas maneiras, sendo a primeira: o desenho de uma plantação de café, onde mostram funcionários nos primeiros anos da produção; o segundo são os prédios em cor negra, que representam o café expresso que é o mais comum na rotina paulista”.

Stefane Rodrigues de Oliveira
Curso: Design Gráfico | 5º Semestre

A minha arte apresenta os conceitos: sofisticação, rotineiro e vintage.
Sofisticação: retratada na ilustração baseada nos cafés dos anos 20, onde os consumidores se reuniam em mesas nas próprias ruas para conversar e saborear um bom café.
Rotineiro: a rotina vista no dia a dia do próprio consumidor. A falta de tempo da vida cotidiana, aliada ao cansaço causado por noites mal dormidas, principalmente na sociedade atual, faz com que a bebida se torne cada vez mais popular.
Vintage: mostrada nos elementos gráficos, ilustração fina e também na tipografia utilizada para o slogan da campanha. A estampa apresentada tem como objetivo resgatar o primor no ato de saborear um bom café.

Taina Anchieta Pereira Ghezzani
Curso: Design Gráfico |

“Pensando no tema proposto “Café Espresso e São Paulo: uma relação urbana” foi desenvolvida essa ilustração, mostrando a relação das pessoas com a cidade de São Paulo e o café. A mulher representa a diversidade da cidade de São Paulo. Ela está tomando o café e ao fundo vemos a noite na cidade. A ilustração representa a cidade que não dorme e a relação das pessoas com o café para ter a energia necessária”.

Victor Eduardo Lemos
Curso: Artes Visuais | 1º  Semestre
Processo feito com Carvão e Pastel oleoso.

“Um dos lados da máquina mostra a velocidade e ação da cidade de São Paulo em direções divergentes, linhas contraditórias e formas aspirais que se perdem no infinito como uma grande cidade que está sempre crescente e em movimento. No outro lado, a formalidade e o prazer de um café. Para se ter uma cidade com movimento é preciso parar o tempo e carregar as energias, assim como novas baterias na engrenagem de um relógio”.

Sobre o Grupo UTAM
Idealizado no final de 1969, com fundação oficial em 1970, o Grupo UTAM está sob domínio acionário da atual direção desde 1985. Hoje, é liderada, em sua maioria, pela segunda geração da família Júlio Soares e por dois profissionais da primeira geração.

Nestes 46 anos de atuação no mercado brasileiro, a empresa adquiriu solidez na região sudeste e ampliando frentes de abrangência em outros Estados e tem hoje uma capacidade produtiva de 800 toneladas/mês. A atuação principal da companhia é a torrefação do café, mas possui um portfolio diversificado e atualizado ao perfil dos consumidores. O resultado desta performance é hoje uma atuação em mais de 400 cidades e uma carteira com cerca de 9.500 clientes ativos.

Pautado por diretrizes de crescimento, o grupo já tinha experiência no setor de café desde a década de 50, com forte atuação no Estado de Minas Gerais. O grupo também se centrou em objetivos concretos, firmando nesta trajetória o compromisso da qualidade de seus produtos e serviços e visou permanecer como uma marca reconhecida e aprovada pelos consumidores, para manter sua posição de empresa líder de mercado.

Atualmente, o Grupo UTAM vivencia o auge de sua maturidade no mercado nacional. Através de sua história de sucesso, a empresa sempre teve como objetivo o caminho da liderança no mercado. Hoje, é uma das companhias de maior knowhow no segmento café.

Entre as 15 maiores indústrias do setor
O Grupo UTAM está posicionado no ranking nacional da ABIC (Associação Brasileira da Indústria do Café) na 15ª posição diante de cerca de 1.299 indústrias do setor, das quais 455 são afiliadas à entidade, divulgado no ano passado.

Dados complementares
O Grupo UTAM tem matriz em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, filial em Piumhi (MG) e polo de distribuição em Belo Horizonte

Sobre o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo
Fundado em 23 de Setembro de 1925, o Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é uma das mais tradicionais instituições de ensino do país e referência nas áreas de economia criativa. Dividida em mais de 20 unidades, localizadas na Vila Mariana, a instituição é reconhecida pelo ensino com personalidade, e oferece 15 cursos de graduação, 13 de pós-graduação e uma lista completa e dinâmica de cursos livres e de extensão.
O Centro Universitário Belas Artes de São Paulo é a escola ideal para jovens que valorizam a criatividade, a liberdade de expressão e buscam conhecimento com aplicação prática. Esse ambiente criativo e estimulante é proporcionado pelo caráter interdisciplinar dos cursos, pela qualificação dos professores e pela infraestrutura completa oferecida. Estes são aspectos favoráveis à formação diferenciada do futuro profissional, que poderá exercer a carreira escolhida com competência e personalidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário